segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O REINO ESTÁ PRÓXIMO!



1º DOMINGO DA QUARESMA (22/02/2015)

1ª Leitura: Gn 9,8-15 – “Eis que estabeleço minha aliança convosco... com todos os seres vivos, animais domésticos e selvagens
Salmo: 24: “Recordai, Senhor meu Deus, Vossa ternura e a Vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
2ª Leitura: 1Pd 3,18-22 – “À Arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo”.
Evangelho: Mc 1,12-15 – “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”.


Afinal, onde está esse Reino tão desejado a tanto tempo?

Ao que me parece, a questão diz respeito ao que realmente se entende por Reino de Deus. Porquanto, a indagação necessária é: Que reino é esse, onde está o trono do rei, e quando ele efetivamente vai começar a acontecer? Afinal, nesse reino todos nós que supostamente “cremos” em Jesus Cristo deveremos ser nele prestigiados, pois, afinal, nele nós seremos “amigos” do rei.

Ora, a Palavra de Deus é clara ao admitir categoricamente que “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc, 1,12-15). 

O que acontece é que muitas vezes nos enganamos, pois ainda temos uma fé muito ingênua, pra não dizer infantil. Não sei por que cargas d'água, ainda não nos apercebemos que o Reino de Deus já está entre nós. Esse Reino (ou melhor Reinado) de Deus já foi instaurado e está no meio de nós. Desde a ressurreição de Jesus Cristo já podemos experimentar o Reino (Reinado) de Deus. Ele está aqui neste mundo concreto em que vivemos, apesar das adversidades e sofrimentos porque passamos. É preciso amadurecer na fé e entender que o Reino de Deus não está noutro mundo não. Na verdade, o Reino de Deus já está aqui no meio de nós e se perpetua para além da vida. Mas é preciso compreender que ele já existe entre nós, é concreto e verdadeiro. O tempo para sua implantação já há muito se completou. 

Então como podemos entender a frase de que o Reino de Deus está próximo? 

É porque o texto serve de espiritualização para o tempo litúrgico da quaresma, tempo de conversão, para um melhor aproveitamento da experiência da páscoa (que é a ressurreição de Jesus, que acontece no domingo seguinte à semana santa).

O amadurecimento dessa fé se dá na urgente necessidade de conversão, e observar os tempos à luz dessa boa-notícia (Evangelho). E que boa notícia é essa? É a mensagem de Jesus que dá exemplos e apela para uma mudança de pensamento e atitude em relação às coisas da vida, perguntando o que Jesus fez, com quem andou, quais escolhas, como agiu.

A melhor forma de compreender a mensagem de Jesus para nós é nos perguntar, diante de qualquer situação, como Jesus agiria em meu lugar se ele estivesse na mesma situação em que me encontro.

A primeira leitura ilustra que a instauração do Reino de Deus é fruto de uma promessa divina, uma aliança, desde os tempos da Arca de Noé (Gn 9,8-15). Essa mesma Arca que a Carta de Pedro (1Pd  3, 18-22) vai interpretar como sendo a Igreja, cujo ingresso é garantido pelo batismo, fonte de salvação ao que nela se encontram, pois a lembrança e compaixão de Deus são eternas, conforme canta o Salmo 24.

Portanto, é importante ter fé e compreender que o mundo em que vivemos não pertence ao diabo, não pertence a demônio algum. O mundo em que vivemos pertence a Deus, pois aqui está instaurado o seu Reino. Toda e qualquer contrariedade ao Reino de Deus, que é puro amor, deve ser combatido com as armas desse Reino, o amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário